Memórias•
As combinações e colocações da memória estão definidas no manual da motherboard - antes de fazer alguma actualização, leia o manual para obter mais informações.
- Use o site www.crucial.com/uk para identificar a memória suportada pelo seu PC, caso não tenha acesso a outra fonte. Pode fazer uma pesquisa usando o fabricante do PC ou do fabricante da motherboard.
- As memórias RDRAM de canal duplo precisam de ser actualizadas usando um par de RIMMs idênticos. As slots de memória livres devem ser ocupadas com módulos de continuidade ou de outro modo o PC não funciona.
- O CAS Latency (CL) define o tempo de resposta da memória a uma determinada velocidade, sendo que um valor de CL mais baixo origina melhor performance, embora com determinado custo.
- Tenha cuidado para não configurar o CAS Latency demasiado baixo para a sua memória na BIOS: deste modo o seu PC vai ficar demasiado lento.
- Caso pretenda mexer na performance da sua memória, o SiSoft Sandra é uma ferramenta indispensável. Pode encontrá-la na secção ToolKit do nosso CDRom deste mês
- O SisSoft Sandra faz uma boa pesquisa nos módulos de memória relativamente às taxas de CL e respectivas frequências. Não hesite em usá-lo caso tenho alguma dúvidas.
- A sua BIOS deve-lhe dar uma opção para configurar os timings de memória a partir de módulos SPD. Use-a apenas se possuir módulos idênticos.
- Se não tiver a certeza do valor certo de CL para o seu computador, use o benchmark do SisSoft Sandra nas duas configurações para ver qual é o mais rápido.
- Certifique-se que a memória que instala fica correctamente assente na respectiva base: à medida que empurra a memória para a slot, os clips devem fazer um click.
- Se instalar 1Gb de memória num computador com o Windows 95/98, o PC pode não arrancar. Dê uma vista de olhos à Knowledge Base da Microsoft, artigo Q184447, para saber a razão de isto acontecer, bem com o modo como resolver o problema.
- Os módulos de memória são particularmente susceptíveis à electricidade estática, por isso pegue-lhe pelas extremidades e armazene-os em sacos anti estáticos quando não os tiver a usar. • Se tiver uma motherboard baseada em nForce, precisa de usar dois módulos de memória idênticos de DDR SDRAM na slot 1 e slot 3 de modo a obter uma performance óptima.
- Se a sua motherboard tiver quatro slots de memória, ela pode não suportar memórias de lado duplo em todas as slots. Verifique o manual antes de fazer uma actualização.
- Se pretende fazer overclocking ao seu PC, vai ter de usar memória mais rápida de modo a obter um melhor desempenho. Experimente usar memória PC150 ou PC 2400.
- Se exceder o limite de memória da sua motherboard, o seu sistema é capaz de ficar mais lento, uma vez que não há recursos suficientes para gerir a memória.
- Não misture vários tipos de memória no mesmo PC: as memórias ECC e as que não são ECC devem ficar separadas por razões de incompatibilidade.
- Pode misturar diferentes densidades de memória, bem como usar fabricantes diferentes em motherboards com controladores de único canal.
- Falha de memória? Use uma aplicação de testes de memória que corra em DOS como o DocMemory (http://www.simmtester.com/) para a verificar.
- Se a sua memória for capaz de correr a uma frequência superior à do FSB do processador, tente aumentar a velocidade da memória na BIOS de modo a ter uma aumento da mesma.O seu sistema é bem capaz de dizer que tem menos memória do que aquela que na realidade tem, caso tenha uma motherboard com capacidade de vídeo onboard, uma vez que este vai-se apoderar de alguma da memória que está disponível.
Visite.http://http://www.pcguia.xl.pt/pcg/0702/livro/a01-04-00.shtml#memoria