quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Entenda as Memórias DDR2







Memórias do tipo DDR2 já são aceitas em algumas placas-mãe topo de linha. Elaboramos abaixo uma pequena lista das principais diferenças entre as memórias DDR2 e DDR.

As memórias DDR são oficialmente encontradas em versões de 266 MHz, 333 MHz e 400 MHz, enquanto as memórias DDR2 são encontradas em versões de 400 MHz, 533 MHz, 667 MHz e 800 MHz. Ambos tipos transferem dois dados por pulso de clock. Por conta disso, os clocks listados são os clocks nominais e não os clocks reais. Para obter o clock real divida o clock nominal por dois. Por exemplo, a memória DDR2-667 na realidade trabalha a 333 MHz.

  • As memórias DDR2 têm menor consumo elétrico comparadas às memórias DDR.
    As memórias DDR são alimentadas com 2,5 V enquanto as memórias DDR2 são alimentadas com 1,8 V.

  • Nas memórias DDR a terminação resistiva necessária para a memória funcionar está localizada na placa-mãe. Já na DDR2 este circuito está localizado dentro do chip de memória. É por este motivo que não é possível instalar memórias DDR2 em soquetes de memória DDR e vice-versa.

  • Os módulos de memória DDR têm 184 terminais, enquanto os módulos de memória DDR2 têm 240 terminais.

  • Nas memórias DDR o parâmetro “latência do CAS” (CL), também conhecido como “tempo de acesso” – que é o tempo que a memória demora em entregar um dado solicitado –, pode ser de 2, 2,5 ou 3 pulsos de clock. Nas memórias DDR2 o tempo de acesso pode ser de 3, 4 ou 5 pulsos de clock.

  • Nas memórias DDR2, dependendo do chip, há uma latência adicional (chamada AL, “additional latency”) de 0, 1, 2, 3, 4 ou 5 pulsos de clock. Ou seja, em uma memória DDR2 com CL4 e AL1, o tempo de acesso (latência) é de 5 pulsos de clock.

  • Nas memórias DDR2 a latência de escrita é igual à latência de leitura (CL + AL) menos 1.

  • Internamente o controlador das memórias DDR trabalha carregando antecipadamente dois bits de dados da área de armazenamento (tarefa conhecida como “prefetch” ou “pré-busca”), já o controlador das memórias DDR2 trabalha carregando quatro bits.

Repare que os chips da memoria ddr2 são menores.

AMD Lança Processador Phenom II X4



A AMD introduziu a nova geração dos processadores Phenom, chamada Phenom II. A principal diferença entre os processadores Phenom e Phenom II é basicamente a tecnologia de fabricação. O Phenom II é fabricado com tecnologia de 45 nm, enquanto que o Phenom utiliza tecnolgia de 65 nm. Com isso o Phenom II pode obter clocks mais elevados, consumir menos energia e ter um maior número de transistores se comparado com os modelos antigos do processador Phenom. De acordo com a AMD o Phenom II é 20% mais rápido do que o processador Phenom da geração anterior. Foram lançados dois processadores Phenom II X4 (processadores de quatro núcleos).

Você gostou ?

Se Sim ou não deixe um comentario, se tiver uma duvida sobre hardware, redes ou algo sobre informatica pode perguntar que dentro da medida do possivel eu responderei.