sábado, 17 de janeiro de 2009

PARA QUEM NÃO SABE, VEM AI USB 3.0.





Nos dias atuais é difícil encontrar alguém que não esteja familiarizado com a sigla USB, ou barramento universal serial. Computadores, notebooks, celulares, câmeras digitais e impressoras, todos trazem o conector que facilita – e muito – a vida de quem trabalha com arquivos eletrônicos. Por se tratar de um recurso muito útil, essa tecnologia evoluiu e a indústria já está trabalhando na versão 3.0, que é dez vezes mais rápida e promete redução no consumo de energia.

A Intel espera finalizar os testes para lançamento do USB 3.0 no último trimestre deste ano, e os primeiros produtos devem chegar ao consumidor Até o final de 2009.

A primeira versão de USB, conhecida como 1.1 tinha velocidade de transmissão de até 12Mbps. Já a segunda, também conhecida como USB Hi-Speed, ou USB 2.0, oferece velocidades 40 vezes superiores, atingindo taxas de até 480Mbps.

Essa última atualização foi há quase oito anos, quando a banda oferecida pelo padrão 2.0 era mais que suficiente para troca de arquivos. O tempo passou, a quantidade de equipamentos que tiram proveito desse conector aumentou exponencialmente, assim como o tamanho dos arquivos, necessitando de cada vez mais velocidade para uma transmissão rápida e eficiente de dados.

O USB 3.0 será mais uma evolução, feita principalmente para multiplicar a velocidade para troca de dados. O USB Implementers Forum, ou fórum de implementos USB, liderado pela Intel, divulgou recentemente as especificações técnicas e as novidades deste padrão para parceiros e fabricante com algumas novidades veja a seguir:


Compatibilidade com a versão anterior

Como ocorreu com a versão 2.0, a 3.0 manterá a compatibilidade com os modelos anteriores apesar de pequenas diferenças no conector do novo padrão. O USB 3.0 acrescenta cinco linhas de comunicação ao cabo (que está ligeiramente mais fino) para acelerar a comunicação. Quando usadas no padrão 2.0 ou 1.1., elas funcionam apenas em paralelo com as demais.

Velocidade de transmissão de até 4.8Gbps

Com o padrão 3.0, a troca de dados pode ser até dez vezes mais rápida que o padrão atual, ou seja, pode atingir até 4.8Gbps. Isso significa que para transferir um arquivo de 27GB, seu computador levará cerca de 70 segundos, enquanto levaria 15 minutos ou mais no padrão 2.0.

Lembre-se que você só será capaz de aproveitar toda velocidade de transmissão se seu disco rígido conseguir gravar a informação com essa rapidez. Discos SSD (Solid-state disc) podem se beneficiar mais do que os tradicionais HDs. Isso em razão de eles gravarem os arquivos em chips, enquanto os demais ficam limitados pela sua velocidade de rotação de seus discos.

Uploads e downloads em vias separadas

Das cinco linhas de comunicação acrescentadas ao cabo, duas são dedicadas à transmissão, enquanto outras duas à recepção de dados. Isso permite que o USB 3.0 receba e envie informações simultaneamente, diferente da tecnologia anterior, que só consegue transmitir em um único sentido.

Aparelhos carregados mais rapidamente

Os conectores USB não facilitarão apenas a transferência de dados para equipamentos portáteis, mas também recarregarão aqueles que necessitem de energia. Com o crescimento do número de dispositivos móveis que usam a porta USB (celulares, MP3 players, câmeras digitais, etc.) para recarregar suas baterias, a potência do conector foi elevada de 100 para 900 miliampéres. Com isso você poderá fornecer energia para mais dispositivos simultaneamente, através de um hub.

Consumo de energia mais eficiente

Um dos atuais mandamentos de mercado é consumir energia de modo eficiente. Para o novo padrão do USB isso não é diferente. O conector agora consegue analisar se os dispositivos conectados estão ativos ou em modo stand by. Se estiver inativo, a energia é cortada e o USB aguarda um sinal do equipamento conectado. Assim, há uma redução no consumo de eletricidade.

Você gostou ?

Se Sim ou não deixe um comentario, se tiver uma duvida sobre hardware, redes ou algo sobre informatica pode perguntar que dentro da medida do possivel eu responderei.